Distrito Federal - O distrito federal é a unidade federativa mais nova que existe no Brasil. É onde se localiza a capital federal Brasília, fundada em 21 de abril de 1960.
Brasília é uma das únicas cidades planejadas do Brasil. A construção da cidade durou 3 anos e dez meses.
A população do Distrito Federal é constituída de 3 milhões de habitantes, seria como se morasse 500 habitantes por Km quadrado.
O clima é tropical de altitude, com um verão úmido e chuvoso e um inverno seco. A temperatura média anual é de cerca de 19,8°C, podendo chegar aos 30,0°C de média das máximas em setembro, e aos 10,5°C de média das mínimas nas madrugadas de inverno em julho. A mínima absoluta histórica foi de 1,6°C em 1975 (fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) sendo acompanhada de uma geada. A máxima absoluta histórica foi de 34,5°C em 12 de outubro de 1963 (Fonte: Inmet). A temperatura, porém, varia de forma significativa nas áreas menos urbanizadas, onde a média das mínimas de inverno cai para cerca de 10°C a 5°C. A umidade relativa do ar é de aproximadamente 80%, podendo chegar aos 15% ou menos no inverno.
A vegetação típica do Distrito Federal é o cerrado. Essa vegetação tem como características os troncos retorcidos, folhas e cascas grossas. É o domínio que está sofrendo maior devastação nos últimos anos. O índice de desmatamento dessa região é da ordem de 70%, ou seja, hoje, da área original do cerrado, restam apenas 30%.
A política e a administração do Distrito Federal distinguem-se das demais unidades da federação, em alguns pontos particulares, conforme definido na Constituição do Brasil de 1988:
O Distrito Federal rege-se por lei orgânica, típica de municípios, e não por uma constituição estadual. Acumula as competências legislativas reservadas aos estados federados e municípios, não vedadas pela Constituição.
O Poder Legislativo do Distrito Federal é exercido pela Câmara Legislativa, com 24 deputados distritais eleitos;
O caráter híbrido do Distrito Federal é observável por sua Câmara Legislativa, mistura de Câmara de Vereadores (Poder Legislativo Municipal) e Assembleia Legislativa (Poder Legislativo Estadual), sendo que o chefe do Poder Executivo é um governador, em vez de um prefeito.
O distrito Brasileiro possui algumas peculiaridades que serão citadas abaixo....
O Distrito Federal é uma unidade atípica da Federação, com as seguintes particularidades:
O Distrito Federal não é nem estado nem município, nem se divide como tal, mas possui administração autônoma.
As aglomerações urbanas fora do Plano Piloto são denominadas regiões administrativas (ou cidades-satélites), e sua administração é exercida através de nomeação do governador do Distrito Federal.
É o menor território autônomo do Brasil – com apenas 5.783 km², que equivale a 26% da área de Sergipe, o menor estado brasileiro.
O Distrito Federal não tem capital, tendo como local da sede de governo a região administrativa de Brasília.
O Palácio do Buriti é a sede do governo.
As áreas de educação, saúde e segurança Pública (polícias civil e militar e o corpo de bombeiros militar) e o poder judiciário são mantidos pela União, por meio de fundo constitucional.
Apesar do Distrito Federal ser subdividido em regiões administrativas, todo e qualquer cidadão que seja nascido dentro dos limites distritais é Brasiliense.