Santa Catarina - Santa Catarina é o menor estado dos três que compõem a região sul do país, com uma populção estimada em 6 milhões de habitantes, o estado ocupa a nona posição no ranking de habitantes.
Sua capital e sede de governo é a cidade de Florianópolis, localizada na Ilha de Santa Catarina. Inteiramente ao sul do trópico de Capricórnio, localizado na zona temperada meridional do planeta, o estado possui clima subtropical. Estas condições variam de acordo com o relevo regional, sendo que no oeste e planalto serrano é relativamente comum a ocorrência de geadas e neve, enquanto no litoral o clima é mais quente podendo atingir altas temperaturas durante a temporada de verão.
A colonização do estado catarinense foi feita por imigrandes portugueses e alemães no século XVIII. Esses dois tipos de imigrantes foram os responsáveis de colonizar a parte norte do estado, pois lá encontraram uma vegetação farta, e um solo rico em nutrientes, o que facilitava o cultivo de plantas, e alimentos.
A parte sul do estado foi colonizada por italianos ainda no mesmo século que os alemães e portugueses estavam fazendo sucesso na parte norte de Santa Catarina.
Desde o início do século XX, os gaúchos já invadem o estado de Santa Catarina, pois conta a história que o centro-oeste do estado foi colonizado por imigrantes italianos que moravam no Rio Grande do Sul.
De acordo com o censo, o estado de Santa Catarina é o mais visitado pelos turistas durante o verão. Gaúchos, argentinos, cariocas, paulistas, uruguaios dentre outros tantos invadem a ilha de florianópolis todos os anos para deliciar-se nas praias.
Ao colonizarem a atual Florianópolis, os açorianos construíram um sistema de fortalezas que hoje tem imenso valor histórico. Na ilha de Anhatomirim está uma dessas fortalezas, o forte de Santa Cruz, que, construído em 1744, foi recuperado pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN). Das ruínas do forte de São José da Ponta Grossa (1740), na praia do Forte, tem-se uma das mais belas vistas da região.
Outros importantes monumentos são o Mercado Público e o prédio da Alfândega, construções do final do século XIX, e a ponte Hercílio Luz (1926), uma das maiores pontes pênseis do mundo, em Florianópolis; e o palácio dos Príncipes (1870), em Joinville. As ruínas e construções da ilha de São Francisco do Sul e da cidade de Laguna são tombadas pelo patrimônio histórico.
No futebol o estado conta com dois times na série A, o Figueirense e o Avaí.