Comanches - A tribo Comanche tem sua origem datada do ano de 1700. Os Comanches surgiram após um grupo de índios terem se separado dos Shoshones, grupo de índios que habitavam o alto rio Platte, em Wyoming.
Com o desligamento dos Shoshones, os Comanches iniciaram uma vida própria, e se estabeleceram como uma das maiores tribos indígenas que já existiu.
Uma das novidades que os Comanches tiveram com a separação, foi a aquisição de cavalos selvagens, passados alguns meses, os comanches já montavam com maestria sobre àqueles animais. Isso facilitou sua mobilidade em busca de novos campos para caçar, e manter as redondezas da aldeia sempre muito bem vigiadas.
Os comanches ocuparam uma área que ia abrangendo um território que foi do rio Arkansas ao Texas central; estas áreas ficaram conhecidas como Comancheria.
Durante este período sua população aumentou dramaticamente, devido à abundância de búfalos, ao influxo de migrantes shoshones, e da adoção de números significativos de mulheres e crianças capturadas de grupos rivais. Ainda assim, os comanches nunca formaram uma unidade tribal única e coesa; sempre estiveram divididos em cerca de doze grupos autônomos. Estes grupos partilhavam a mesma língua e cultura, porém lutavam entre si com quase a mesma frequência com que colaboravam uns com os outros.
No meio do século XIX já estavam fornecendo cavalos aos comerciantes e colonos franceses e americanos e, posteriormente, a migrantes que passavam pelo seu território, no caminho para a corrida do ouro na Califórnia. Muitos destes cavalos haviam sido roubados, e os comanches adquiriram uma reputação como formidáveis ladrões de cavalo e, mais tarde, de gado; isto fez surgir o tema Comanche Moon ("Lua comanche") para se referir à fase lunar em que a sua luz está mais clara, durante a qual os comanches costumavam praticar seus saques em busca de cavalos, cativos, armas ou simplesmente para espalhar o terror.