Huron - Os índios Huron ou Hurões, como também eram conhecidos, foram nativos que habitaram a América do Norte, mais especificadamente o Canadá. Não existe uma data exata de quando surgiu este povo, mas existem relatos que provam que durante o século XV foram uma das maiores tribos do Canadá.
As aldeias dessa tribo nunca passavam de mil pessoas. Por incrível que possa parecer, eles eram muito cuidadosos com a população. A crescimento da aldeia era determinado pela viabilidade de alimentação. Ou seja, se a caça e a plantação não fosse suficiente pra alimentar mais de mil pessoas, não teria a necessidade de ter mais de mil pessoas na aldeia. Ideia simples e correta.
Os Hurons eram exímios construtores, já na época eles conseguiam construir casas em torno de 60 m².
Além das habilidades com a construção de moradias, eles eram excelentes cultivadores de feijão, milho e abóbora.
O nome "huron" é derivado da palavra francesa hure, que significa "brutamontes", obviamente um termo pejorativo que foi criado pelos primeiros colonos franceses que exploraram o Canadá. Os huronianos já habitaram o território que com o tempo se tornou o sul de Ontário e, com o tempo, os diversos clãs espalharam-se pelo território que hoje corresponde a Quebec, Kansas, Oklahoma e Michigan.