|
|
Praias de Santa Catarina 1829 views |
14 de Junho de 2011 |
|
|
|
|
Você pode ajudar a construir este Laifi! Para inserir textos, imagens ou vídeos, passe o mouse sobre o lápis do item desejado e escolha "Incluir". |
Dica: utilize esta barra ou o botão de rolagem do mouse para aumentar ou diminuir o zoom. |
Dica 2: para navegar neste Laifi, clique em alguma região vazia e arraste-o para a direção desejada. |
Laifis em destaque
|
Garopaba - Com uma área de 70 quilômetros quadrados, esta localidade recebeu o nome indígena de Garopaba, que significa “grande quantidade de água, peixes e morros”. Colonizada por açorianos, os novos aventureiros descobriram Garopaba na década de 70 e aos poucos, ela foi tornando-se um centro turístico.
Hoje, Garopaba possui a maior indústria de roupas de neoprene, próprias para o surfe e o mergulho; a Mormaii. Apesar da decadência da pesca artesanal, a cidade que fica a 84 quilômetros do sul de Florianópolis é muito movimentada no período do natal ao carnaval, além de ser ideal para quem busca um pouco da natureza em meio à vida agitada das grandes cidades.
História
A História de Garopaba inicia-se no descobrimento do Brasil. Pois no ano de 1525 a “Baia de Garopaba” serviu como abrigo à expedição naval da Cidade de Corunã, que a utilizou para fugir de um temporal.
Aqui vivia o índio Carijó, da tribo Guaranis. Homem simples e de caráter pacífico. Alimentava-se da caça, da pesca e dos produtos naturais da terra, como a farinha de mandioca, utilizada até os dias de hoje.
O primeiro povoado só surgiu em 1666, formado de imigrantes açorianos. Foram os tupi-guaranis os primeiros habitantes de Garopaba; que deram o nome à cidade. Este nome vem grafado – gahopapaba – na carta Turin, em 1523, ou assim: ygá, upaba, guarupeba. Que significa a enseada de barcos , do descanso ou ainda o lugar abençoado.A verdadeira definição está no Guarani, a língua local: ygá, ygara, ygarata; significa arco, embarcação, canoa – mpaba paba é estância, lugar, enseada.
Os açorianos desembarcaram em Garopaba enviados pelo Império Português, procedentes a maioria da 3ª Ilha dos Açores. Em 1793, foi criada a Armação de São Joaquim de Garopaba. No ano de 1830 é levada à Freguesia. A Paróquia foi criada por decreto do Governo Imperial, porém sua instalação oficial ocorreu no ano de 1846. Em 1890, com trabalho de mobilização da Freguesia, Garopaba é elevada a Vila, com decreto do Governador Lauro Severino Muller. No dia 08 de Abril do mesmo ano, o Governador nomeia os membros do Conselho da Intendência que dirigira o Município. A instalação só ocorreu no dia 07 de Junho de 1890. A guarda Municipal é criada em 1896.
Em Outubro de 1906 passa a fazer parte da Comarca de Palhoça. Em 1923, perde a condição de Município, passando a integrar o Município de Imbituba, pertencendo à Comarca de Laguna. Em 1930 Garopaba passa à Distrito de Palhoça. No ano de 1961, volta a condição de Município, sendo fundada em 19 de Dezembro de 1961, através da Lei nº 798/61.
Localização
Com 111 Km ² , limita-se ao sul, com Imbituba (Ponta sul do Ouvidor); ao norte e a oeste, com Paulo Lopes; e a leste , com o Oceano Atlântico.
Economia
As principais atividades econômicas do Município são respectivamente: o turismo - a cidade recebe aproximadamente 140 mil turistas na temporada (Dezembro-Fevereiro), a construção civil, a pesca artesanal (principalmente, a pesca da tainha e da anchova), os serviços públicos (aqui representados pela própria prefeitura) e a agricultura de subsistência. Evidencia-se, também, a pecuária e o comércio, além de indústrias de confecções, sendo a mais importante a Mormaii, indústria de renome internacional que gera muitos empregos na cidade.
O desemprego acentua-se na baixa temporada e nas entressafras da pesca da tainha e da anchova.Segundo alguns estudos, somente 23% da população de Garopaba possuem vínculo empregatício, enquanto que 77% exercem sua profissão autonomamente ou está desempregado. A renda familiar da maioria dos habitantes, tem a média de 2 (dois) à 3 (três) salários mínimos.
Fonte: http://www.garopaba.sc.gov.br/home/index.php?
|