Leão-marinho-da-Califórnia - Reconhecem-se atualmente duas subespécies nesta espécie: Zalophus californianus californianus, que vive nas águas costeiras e nas costas rochosas da Califórnia ao México, e Zalophus californianus wollebaeki das ilhas Galápagos.
Os machos medem aproximadamente 2,2 metros e pesam perto de 300 kg, enquanto as fêmeas atingem 1,8 metros e pesam muito menos (cerca de 100 kg). O corpo e a cabeça são esguios, com pelagem castanho-escura. Os machos têm a zona frontal mais saliente do que as fêmeas. Ao contrário das focas, os leões-marinhos têm orelhas e deslocam-se com facilidade em terra, erguendo o corpo e impulsionando-o para a frente com o auxílio das barbatanas anteriores.
Alimentam-se principalmente de peixes, mas também de lulas e de polvos, que caçam em águas pouco profundas.
Procuram alimento no mar, mas vêm frequentemente a terra. São animais sociáveis e gregários. Esta espécie é a mais frequentemente encontrada em parques zoológicos, pois é normalmente mais dócil.
Na época do acasalamento, em junho, juntam-se em grandes grupos, nas praias. Nessa altura, cada macho defende um território com um harém de cinco a 20 fêmeas movimentando-se muito e emitindo vocalizações ruidosas. O período de gestação dura cerca de um ano. Assim, as fêmeas parem as crias quando chegam a terra e acasalam imediatamente a seguir, enquanto ainda estão a amamentar. A cria é amamentada por vários meses (sendo desmamada geralmente por volta dos 11 a 12 meses de idade) e, normalmente, permanece com a progenitora até outra cria nascer. As fêmeas atingem a maturidade sexual aos seis anos de idade e os machos entre os nove e os doze anos.