Golfinho-Nariz-de-Garrafa - O bico comprido, bem semelhante ao gargalo de uma garrafa, deu origem ao curioso nome da espécie. Além do focinho único e inconfundível, esses mamíferos aquáticos também são famosos pela sua inteligência e por viverem sempre em grupos sociais.
Brincalhões, os golfinhos-nariz-de-garrafa gostam de acompanhar as embarcações e fazer piruetas, chegando a saltar vários metros para fora da água. Eles dormem cerca de oito horas por dia e "nadam" a uma velocidade de cerca de 20 km por hora, podendo mergulhar até 20 minutos e a uma profundidade de 300 m.
Em regiões costeiras, os exemplares da espécie costumam viajar em grupos de até 10 indivíduos. Já em alto mar, esse número cresce para 25, embora já tenha sido registrado um grupo formado por cerca de 500 animais. Assim como outros golfinhos, eles se comunicam uns com os outros através de sons e linguagem corporal.
Apesar de ainda existirem em bom número, os golfinhos-nariz-de-garrafa têm sido erradicados de alguns lugares. São caçados, principalmente, pela sua carne, e muitos também acabam se afogando em redes utilizadas para a pesca de outras espécies marinhas, como o atum.
Os "golfinhos brincalhões" adoram águas quentes e rasas. São encontrados ao longo de águas costeiras e oceânicas em todos os mares do planeta, com exceção dos polares. No Brasil, distribuem-se em águas próximas à costa, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a partir de onde podem ser encontrados em águas mais afastadas da costa até o Nordeste. Os maiores golfinhos-nariz-de-garrafa do mundo estão aqui no Brasil, mais precisamente na Lagoa dos Patos (RS), onde podem alcançar até 4 metros de comprimento.
O namoro dos golfinhos-nariz-de-garrafa acontece, principalmente, entre os meses de março e abril. Nessa época, o macho escolhe uma determinada fêmea para ter como companhia e ser a "mamãe" do seu filhote.
O período de gestação da espécie é de 12 meses e apenas um filhote vem ao mundo por vez. Depois de dar à luz, a fêmea fica de dois a três anos sem engravidar novamente, apenas cuidando do rebento.
A ligação entre a mãe e a cria é emocionante: eles se deslocam pelo oceano sempre lado a lado, permanecendo juntos até o filhote completar quatro ou cinco anos de idade.
Na década de 60, o golfinho-nariz-de-garrafa ficou conhecido em todo o mundo por ser personagem principal de uma série de televisão produzida nos Estados Unidos. O nome do golfinho no seriado era Flipper e, até hoje, muita gente ainda chama os exemplares da espécie assim.
Os golfinhos-nariz-de-garrafa são pescadores de primeira linha. Eles têm diferentes técnicas para aprisionar a caça, dependendo de onde se encontram. Na Carolina do Sul (EUA), por exemplo, os golfinhos seguem o peixe até a costa e o empurram até a praia para capturá-lo. Já no Golfo do México, eles jogam as suas presas ao ar com os lobos das caudas, para as atordoarem, e depois as capturam na superfície.