|
|
Esportes Aquáticos 5731 views |
17 de Outubro de 2011 |
|
|
|
|
Você pode ajudar a construir este Laifi! Para inserir textos, imagens ou vídeos, passe o mouse sobre o lápis do item desejado e escolha "Incluir". |
Dica: utilize esta barra ou o botão de rolagem do mouse para aumentar ou diminuir o zoom. |
Dica 2: para navegar neste Laifi, clique em alguma região vazia e arraste-o para a direção desejada. |
Laifis em destaque
|
Regras - O esporte:
O objetivo de uma competição de natação é determinar qual o nadador mais rápido. A regra básica separa o modo pelo qual o atleta ganha impulso na água em quatro estilos diferentes: crawl (nado livre), costas, peito, borboleta. O medley é quando os quatros estilos são executados na mesma prova.
Cada um desses estilos tem especificações sobre o posicionamento do tórax do atleta e o movimento de pernas e braços. No estilo crawl, por exemplo, o atleta se posiciona com o peito voltado para o fundo da piscina, em posição horizontal no nível da água; os braços saem da água em posição paralela ao corpo, sendo jogados para frente por cima da água, alternadamente (enquanto um é jogado para frente, o outro braço volta para trás por baixo d´água); as pernas movimentam-se para cima e para baixo também alternadamente.
A natação esportiva começou a se tornar popular a partir do século XIX, e atualmente existem vários eventos esportivos, que envolvem provas de natação. As competições internacionais de natação são organizadas e regulamentadas pela FINA (Federação Internacional de Natação).
A piscina:
A piscina oficial de competições mede 50 metros. Deve conter 8 raias, cada uma de 2,5 metros de largura, com um espaço suplementar mínimo de 20 centímetros ao lado das raias externas. A profundidade deve ser igual ou superior a 1,35 metros. A temperatura de uma uma piscina oficial não deve exceder os 21º uma vez que é mais difícil a respiração se a água estiver a uma temperatura muito alta.
Provas:
* Provas individuais – o nadador disputa a modalidade sozinho e pode competir em estilos diferentes e em percursos de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m. Ele pode disputar costas, peito, borboleta, livre e medley.
* Provas de revezamento – quatro nadadores se revezam. Há provas de revezamento em 4x100m e 4x200m para estilo livre, e 4x100m para o estilo medley.
Estilos:
* Estilo livre – nessa modalidade o nadador pode optar pelo estilo que preferir. Na prática o estilo usado com mais frequência é o crawl. O estilo livre compete-se em distâncias de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m.
* Estilo costas – tem uma técnica semelhante ao crawl, exceto que é praticado com as costas voltadas para o fundo da piscina. No estilo costas compete-se em distâncias de 50m,100m e 200m.
* Estilo peito – o atleta nada de peito voltado para o fundo da piscina, movendo os braços simultaneamente, “puxando” a água da frente para trás e ao mesmo tempo abre e fecha as pernas também sincronizadas. O estilo bruços compete-se em distâncias de 50m, 100m e 200m.
* Estilo borboleta – o nadador está de peito voltado para o fundo da piscina, rodando os braços lateral e simultaneamente e batendo as pernas juntas. Nesse estilo compete-se em distâncias de 50m, 100m e 200m.
* Estilo medley – os nadadores têm de nadar todos os quatro estilos alternadamente, em uma sequência que é:
Nas provas individuais, temos nados borboleta, costas, peito e crawl. Já nas provas de revezamento, nados de costas, peito, borboleta e crawl.
Há provas de medley para as distâncias de 200m e 400m em piscinas de 50m, e 100m, 200m e 400m em piscinas de 25 metros.
Fonte: http://www.presenteparahomem.com.br/natacao-historia-regras-estilos-e-curiosidades-do-esporte/
|