O Ritual - "O Ritual" é, para o bem e para o mal, um filme de seu tempo. Baseado em uma história real, o filme é resultado tanto do atual momento político da Igreja Católica - mais voltada para aspectos espirituais, alguns com tiques medievais como a capacidade de retirar o demônio da alma alheia, do que para questões sociais - quanto da necessidade dos estúdios de Hollywood em abocanhar um quinhão mais gordo do mercado hispânico nas bilheterias americanas.
Pesquisas mostram que este público, que gosta de ver atores de origem latino-americana na tela, como Alice Braga, a principal coadjuvante de "O Ritual", é atraído por temas religiosos de forma mais avassaladora do que os caucasianos. É também, a parcela da população que vai com mais freqüência ao cinema nos EUA.
Dirigido pelo sueco Mikael Hafström, "O Ritual", que tem o auxílio luxuoso do grande Rutger Hauer, conta a história do seminarista Michael, vivido pelo estreante Colin O’Donoghue, indeciso sobre sua vocação. O belo ator de olhos azuis vai parar em Roma, aos cuidados do Padre Lucas de Hopkins, um especialista em exorcismo, prática que volta aos cursos do Vaticano em sua guinada conservadora. Lá ele conhece a Angeline de Alice Braga, uma jornalista presente às aulas do Vaticano.