Sauvignon Blanc - Com origem na região de Bordeaux, a Sauvignon Blanc é considerada uma das uvas finas mais nobres do mundo, ancestral da Cabernet Sauvignon. Tem colheita precoce, geralmente realizada logo no início do verão.
Suas características de leveza e frescor são melhores mantidas em climas frios e amenos, pois quando plantada em clima quente, pode ficar descaracterizada, perdendo a elegância e ganhando em excesso um aroma frutado, que pode ficar enjoativo.
Ao invés de carvalho, os enólogos indicam o estágio em tanques de inox, sobre as próprias borras, até para os mais nobres. Por não produzir vinhos para longos envelhecimentos, o consumo ideal dos rótulos fica entre o primeiro e o sexto ano de colheita. Quando jovem, o vinho apresenta coloração esverdeada, que evolui para o palha dourado em poucos anos.
Tem acidez aguda, fresco, aspectos minerais e bastante frutados no Novo Mundo. Mantém a limpidez pois raramente fica impregnada de carvalho. Na França, alcança melhores resultados em rótulos da região do Loire. É misturada com Sémillon em Bordeaux. Também é parte da composição dos vinhos doces de Sauternes e Barsac. Na Nova Zelândia, encontrou o solo ideal para produção de vinhos que colocaram o país no mapa do mundo do vinho.
Um bom Sauvignon Blanc normalmente oferece ao nariz aromas de frutas tropicais, como maracujá e abacaxi, ou ainda de melão e pêra.
Fonte: http://www.enoleigos.com.br/2010/10/serie-uvas-branca-sauvignon-blanc.html