Riesling - A Riesling é uma casta excepcional, extremamente aromática e de personalidade marcante. Originária da Alemanha, já era cultivada pelos romanos nos vales do Mosel e do Reno. Durante as últimas décadas sofreu injusta discriminação devido aos erros de marketing cometidos pelos alemães. Chegou a ser considerada por muitos como uma casta de segunda categoria. Mas continua sendo muito apreciada pelos grandes conhecedores, que a consideram, muitas vezes, como a melhor casta branca para vinhos. Hoje, a Riesling (pronuncia-se “Rissling”) vive seu renascimento mercadológico.
Essa casta apresenta 02 variações, a “Renana” de maior qualidade e a “Itálica” menos expressiva. Adapta-se muito bem aos climas mais frios, como da Alsácia e Alemanha, passando pela Suíça e Áustria, até o calor marcante da Austrália. Em todas as regiões, sempre deve apresentar acidez destacada. Possui excelente capacidade de manter suas características varietais ao mesmo tempo em que reflete as particularidades de cada terroir. Na Alemanha é a principal casta, onde podemos encontrar mais de 60 variações clonais.
Características
A Riesling é uma casta eclética. Produz desde extraordinários vinhos secos, semi-doces até os extremamente doces. Pode ser atacada pelo fungo “Botrytis cinerea” ou ser colhida congelada (eiswein), em ambos os casos, origina deliciosos vinhos de sobremesa.
Fácil de cultivar, apresenta cachos médios, bagos pequenos e delicados, coloração verde amarelada que lembra ervilhas. Possui maturação longa, amadurece mais tarde. Normalmente se apresenta com alta acidez, açúcar reduzido e algum amargor. Seus melhores vinhos são varietais e não costumam passar por madeira. Os melhores solos são: rochosos/pedregosos, calcários e graníticos.
Fonte: http://www.guiadovinho.com.br/leiamais.php?id=127