Moscato Branco - É uma cultivar originária provavelmente da Grécia e cultivada há muito tempo na Itália. Antigamente era conhecida por "Apianae", que significa a que as abelhas tem predileção devido ao alto teor de açúcar da uva. Ainda por volta de 1360 já era conhecida a prática de adicionar, durante a fermentação alcoólica, uma quantidade de flores de sabugueiro secas à sombra para aumentar o aroma de Moscato do vinho.
Fonte: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Vinho/SistemaProducaoVinhoMoscatelEspumante/cultivares.htm
A cultivar apresenta folha de tamanho médio, trilobada ou quinquilobada com seio peciolar em lira. A coloração outonal das folhas é amarelo com aspecto dourado.
O cacho é de tamanho médio, compacto, de formato cilindro-cônico, geralmente com uma e em alguns casos duas asas. A baga apresenta tamanho médio, de formato esférico, umbigo saliente e persistente.Sua casca é pouco pruinosa de cor amarelo dourado, tornando-se âmbar na parte exposta ao sol.
O sabor do mosto além de doce apresenta o típico gosto amoscatado. A baga se separa facilmente da ráquis e apresenta de duas a três sementes.
Na Itália, a cultivar Moscato Branco é plantada na região de Asti, Alexandria e Cuneo cujo centro é Canelli com altitude que varia de 100 m a 400 m, sendo que a maior área se encontra numa altitude média de 200 m. Ela é denominada segundo a região produtora: Moscato d'Asti, Moscato di Trami, Moscato di Saracusa, Moscato di Tempio.