Estátua da Liberdade - O monumento foi um presente do governo francês ao povo norte-americano por ocasião do Centenário da Independência dos Estados Unidos. Em troca, os norte-americanos deram à França o elevador curvo da Torre Eiffel.
Seu verdadeiro nome é "Liberdade Iluminando o Mundo".
O escultor Frederic Auguste Bartholdi desenhou a estátua. Ele contou com a ajuda do engenheiro Alexander Gustave Eiffel, o mesmo da Torre Eiffel, para projetar a estrutura da peça, que foi feita com chapas de cobre batido a mão.
Foram realizadas campanhas tanto na França quanto nos Estados Unidos para levantar fundos para a construção do monumento. A estátua veio da França desmontada em 350 peças, guardadas em 214 caixas. A fragata Isere fez o transporte das partes. O monumento demorou 4 meses para ser reconstruído em solo americano.
Sua inauguração ocorreu no dia 28 de outubro de 1886 e foi comandada pelo presidente Grover Cleveland. Em seu discurso, o político declarou: "Nós nunca nos esqueceremos que a liberdade fez morada aqui; e nunca negligenciaremos o altar que ela escolheu".
A estátua possui 57 metros de altura e pesa 225 toneladas. Só seu nariz possui 1,37 metro de comprimento.
As sete pontas de sua coroa representam os oceanos e os continentes do mundo.
Para chegar à coroa, é preciso subir 354 degraus.
Fonte: guiadoscuriosos.ig.com.br