Tipos de cortes de carne - A - Aba do boi: carne mais rija , precisa de cozimento mais longo. Própria para ensopados, picadinhos e para moer.
B - Fraldinha : corte pequeno, de fibras longas e pouco macia. Indicada para caldos, molhos, cozidos e ensopados.
C - Ponta de agulha: parte constituída de músculos e fibras grossas e compridas. Para ensopados, cozidos e sopas.
1. Coxão duro: fibras duras, exige cozimento lento, ideal para assados de panela.
2. Patinho: menos macio que a alcatra, usado p/ bifes à milanesa e preparações de carne moída crua, como o kibe crú e o steak tartar ( hackepeter ).
3. Picanha: parte macia, marmorizada com gordura, própria p/ churrascos.
4. Alcatra: mais macia que o coxão mole, ideal para bifes.
5. Maminha: parte mais macia da alcatra, boa para bifes , contendo mais gordura.
6. Coxão mole: macias, boas para bifes e enroladinhos. se vier com o contrapeso, rico em nervos e sebo, corte-o pela membrana que o separa da peça e use-o em sopas.
7.Contrafilé: ideal para bifes, rosbifes e assados. Possui gordura lateral que Mantém o sabor e a umidade da carne
8. Lagarto: de cor mais clara, formato alongado e definido. Preparo típico : carne de panela.
9. Filé mignon: é o corte mais macio da carne de boi. Embora não seja tão saboroso quanto a alcatrae o contrafilé, é ideal para bifes, como Tournedos, Escalopes e Rosbifes.
10. Filé de costela: por ter fibras mais duras, é utilizado principalmente para churrascos ou, então, para preparar carnes cozidas com legumes.
11. Capa de filé: com textura desigual e grande quantidade de nervos, presta-se para o preparode carnes com molhos que precisam de cozimento mais longo, além de ensopados e picadinhos.
12. Acém: é o pedaço maior e mais macio da parte dianteira do boi. Dá ótimos ensopados, picadinhos, cozidos, bifes de panela, carnes de panela recheadas e com molho.
13. Braço: também chamado de "paleta" . Contêm o "peixinho", considerado o lagarto do Braço. Mais musculoso que o Acém, étambém muito saboroso pela quantidade de gordura interior da peça. Bem cozido, dá excelentes molhos, ensopados e cozidos.
14. Peito: parte do dianteiro do boi constituída de músculos e fibras duras. Pode ser enrolado com temperos e assado na panela com molho.
15. Pescoço: continuação do peito, é um dos cortes mais baratos. Por ter formação semelhante á do peito, pode ser usado nos mesmos tipos de preparações.
16. Músculo: Muito saboroso, é indicado para o preparo de molhos, ensopados, carnes de panela e também sopas.
17. Ossobuco: É o músculo com o osso - no interior do qual se encontra o tutano, cortado em fatias de 3 cm.
Fonte: http://receitasedelicias.activeboard.com/forum.spark?aBID=29790&p=3&topicID=4141818