Mariposa americana - Muitos animais valem-se do próprio olfato para encontrar alimento, seu parceiro ou mesmo para não se perder. Devido ao fato de viverem em lugares nos quais os outros sentidos são de pouca utilidade (os olhos não servem para muita coisa porque passam grande parte do tempo na escuridão, e os ouvidos são de pouca valia em ambientes excessivamente ruidosos) esses animais confiam mais no olfato do que em qualquer outro sentido.
Alguns animais, como os tubarões, são seletivos em suas habilidades olfativas, sendo ainda mais sensíveis a odores relacionados com sua alimentação e reprodução. Eles possuem receptores de odores com uma sensibilidade que capta pequenas concentrações de extrato de peixe, sangue e outros elementos químicos, como receptores de muitos outros animais. Os receptores de alguns bagres são tão sensíveis que conseguem farejar componentes em uma parte de 10 bilhões de parte de água.
Mas é bem provável que as mariposas sejam as campeãs especialmente os machos (basta uma única molécula de feromônio em sua antena para provocar uma reação no cérebro). Eles usam antenas para localizar os feromônios sexuais, ou atrativos químicos, liberados pelas fêmeas, chegando a detectar se elas estão em plantas apropriadas para a ovipostura. Algumas fêmeas liberam apenas pequenas quantidades de feromônio para garantir que somente machos com antenas altamente sensíveis possa seguis suas pistas.
Região - América do Norte
Habilidade - O macho pode detectar a fêmea pela percepção de uma única molécula