O que significa doença Celíaca? - Doença celíaca, também conhecida como afecção celíaca, enteropatia sensível ao glúten, sprue celíaco ou ainda sprue não tropical, é provocada pela intolerância ao glúten.
Não sabe-se ao certo a data de sua descoberta, mas foi durante a Segunda Grande Guerra, quando houve uma escassez dos produtos farináceos, que um médico holândes verificou a melhora de crianças com essa doença.
O que é?
É uma doença do intestino delgado, com menor ou maior atrofia das vilosidades da mucosa, o que causa prejuízo na absorção dos nutrientes, vitaminas, sais minerais e água. As vilosidades são dobras da camada interna do intestino delgado que servem para aumentar a superfície de absorção e sediar células com funções especializadas na digestão.
Qual a relação com o glúten?
O glúten é uma proteína presente no trigo, cevada, malte, aveia e centeio (sendo em maior proporção no trigo). Alimentos que contenham esses componentes devem ser eliminados da dieta dos celíacos pois, é ele que causa os danos no intestino, mencioados anteriormente.
Como a doença se desenvolve?
É uma doença hereditária, mas ainda não se sabe ao certo sua forma de transmissão. Se desenvolve em cerca de 10% dos familiares de primeiro grau do doente. Dados mostram que na Europa, num grupo de 300 pessoas, uma pode desenvolver a doença. Nos Estados Unidos, é mais freqüente nos brancos do que nos negros.
A doença pode permanecer latente ou com sintomas mínimos e ocasionais por longos períodos. É interessante que em muitos casos os sintomas identificados na infância podem desaparecer na adolescência, retornando na idade adulta.
Quais são os sintomas?
A doença celíaca pode ser sintomática ou assintomática. No primeiro caso identifica-se:
· diarréia;
· distensão abdominal por cólicas, gases, náuseas e vômitos;
· baixo nível de crescimento;
· dificuldade em adquirir peso e facilidade em perdê-lo;
· fraqueza;
· anemia (deficência na absorção de ferro e vitamina B12);
· alteração do ciclo menstrual;
· diminuição da fertilidade;
· osteoporose.
Como é feito o diagnóstico?
Quando o histórico clínico é favorável, o diagnóstico pode ser feito através de uma dieta isenta de glúten por aproximadamente três meses, se os sintomas desaparecerem a doença está diagnosticada. Em outros casos, pode ser necessária a realização de exames de sangue, urina, fezes e de imagem.
Existe tratamento?
Uma alimentação permanentemente isenta de glúten, com reposição dos nutrientes que sabe-se estar a pessoa deficiente.
Fonte: http://www.ufrgs.br/alimentus/pao/curiosidades/celiaca.htm